"É altura da Pintura, Escultura e Cerâmica encherem os estádios!", diz pintora Fernanda das Neves ao Cascais24





"Pinto para reencontrar a Beleza Divina dentro de mim...para poder criar imagens...códigos de cor que transcendam a realidade...que transportem quem as vê para a dimensão da Paz e Harmonia que só a Verdadeira Beleza contém em Si..." Fernanda das Neves
 



Cascais24. Qual o objectivo do Workshop “ a MEDITAÇÃO e o poder curador da COR – I”? 

FernandaDasNeves. Levar os participantes a duas vivências transformadoras onde através da expansão da consciência criativa de cada um se conectem com a sua essência para acederem à clarificação das emoções “presas” em matrizes de repetição para trazendo-as à consciência as auto curarem…  só curamos o que entendemos…  


Cascais24. Como surgiu o conceito e como se lembrou de o partilhar com os outros?

FernandaDasNeves. Resulta de uma síntese de mais de 20 anos de “trabalho” interior… aprendendo e reaprendendo técnicas de religação e desenvolvimento pessoal num percurso de auto cura que mais tarde passa a partilha dos resultados com os outros através de programas sistémicos dos quais faz parte este workshop. 

Cascais24. Fale-nos da sua pintura e do seu percurso artístico.

FernandaDasNeves. Sempre vivi rodeada de pincéis, tintas, papéis, e todo o tipo de materiais de belas artes e a minha 1º exposição foi em conjunto com o meu irmão, tinha 7 anos e foi o meu pai que a organizou na galeria do Diário de Noticias …depois foi o percurso natural de frequentar a única escola no País que dava acesso à formação artística a E.A.D.A.A. Frequentar em simultâneo os cursos de pintura, cerâmica, desenho de litografia e joalharia para concluir com a licenciatura em pintura pela E.S.B.A.L. 


Começar a trabalhar como designer de embalagens numa fábrica de bolachas e chocolates com 18 anos enquanto frequentava a ESBAL e fazer em simultâneo Design de Interiores no recém formado I.A.D.E.
Agora e depois de um percurso longo que ainda hoje inclui a criação publicitária, a ilustração de livros escolares, o design de interiores, de mobiliário, de tapetes e objectos … Pinto para reencontrar a Beleza Divina dentro de mim… para poder criar imagens …códigos de cor que transcendam a realidade… que transportem quem as vê para a dimensão da Paz e Harmonia que só a Verdadeira Beleza contém em si …intrínseca em tudo o que existe ela é a chave para a essência do que sou…  Desenho para tecer com traços um tecido que me faça sentir enraizada … me faça sentir parte da Beleza da matéria criada … da cultura e tradição… do País que tenho dentro de mim… Desenho para fazer a ponte entre o visionário que me habita e o exterior que habito…

Cascais24. Diz que tem a arte no seu ADN. Quais as suas referências, como definição da sua identidade no mundo das artes? 

FernandaDasNeves. As primeiras referências foram os meus pais … viver rodeada de pincéis, tintas, papéis, livros, tecidos, coisas bonitas foi para mim a vida … só mais tarde descobri que existiam outras formas de viver… descobri Mestres que me influenciaram o pensamento como o Mestre Lima de Freitas … como o Mestre Leonardo Da Vinci que influenciou a minha forma de desenhar o corpo humano e a minha forma de identificar e sentir a Alma dentro de uma pintura … como o meu pai Mestre DasNeves que me ensinou a sentir as cores e a “ver” para poder desenhar … e penso posso dizer que a minha identidade no mundo das artes é a de uma pintora que “tenta” transpor para uma dimensão plana a tridimensionalidade do mundo de beleza e espiritualidade que a habita para comunicar com os outros e dar-se ao tudo que a rodeia. 
 
Cascais24. Qual o propósito na criação da “Artessência - Academia de Artes e Ciências para a expansão da expressão artística” e sua inserção no desenvolvimento pessoal? 


FernandaDasNeves. A ARTESSÊNCIA acontece na sequência natural dos ateliers de “Expansão da Expressão Artística “que criei para um grupo de 10 alunos dos cursos da S.N.B.A. em 2000…mais grupos foram aparecendo e um programa sistémico de desenvolvimento pessoal através das artes foi tomando forma … os resultados do trabalho com mais de 50 pessoas provaram-me que o método era eficaz e portanto válido … que poderia ser uma mais valia para muitas mais pessoas.

Neste momento a ARTESSÊNCIA está consolidada procurando um espaço que acolha todo o seu potencial e possa ser um refúgio interactivo para todos os que procuram algo que os faça sentir mais … melhores pessoas … socialmente mais participativos.  


Cascais24. Sente que existem lacunas no meio Artístico Português em relação ao apoio aos artistas plásticos?


FernandaDasNeves. Sinto que a Arte profissional tem de coexistir com os equívocos gerados pela grande “misturada” que hoje é chamada de arte… por um lado vemos a profusão de técnicas utilizadas para a expressão artística da pintura e que antigamente estavam classificadas como artes decorativas … por outro lado um mercado que a nível económico está mundialmente difícil … também as referências das tendências da moda que os comerciantes de arte procuram nos pintores que escolhem para comercializar e que vicia artificialmente a livre escolha de quem quer comprar…tudo o que não se enquadre na moda não é bom… mas, para mim, a principal lacuna é a muito pouca existência de profissionais que se dediquem à promoção de carreiras de artistas plásticos … tal como fazem os promotores das carreias dos artistas cantores e dos desportistas… é altura da Pintura, escultura e cerâmica encherem estádios e publicitarem produtos e dos artistas verem identificadas as obras que figuram nos ambientes das telenovelas e filmes… as artes plásticas fazem parte da cultura e não devem ser encaradas como algo elitista … só para alguns…que não move multidões … todos cantores e todos os desportistas estão classificados como actividades culturais aos olhos do governo Português…  






 



 

Comentários

Mais procuradas

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem