BOMBEIROS DE ALCABIDECHE: 88 ANOS DE HISTÓRIA EM LIVRO

Por Cascais24

03.03.2016
Os 88 anos de história dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche passaram a estar retratados e eternizados em livro.

“Bombeiros de Alcabideche 1927-2015” é o titulo da obra, assinada por Manuel Eugénio e José Fialho.

A ser lançado no próximo dia 14, pelas 18h00, no quartel de Alcabideche, o livro reúne vários meses de exaustivas e profundas pesquisas.

Aos autores foi possível recuperar diversos arquivos fotográficos e noticiosos, trazendo o máximo de veracidade à obra. Uma reunião de eventos, pessoas e histórias que há muito estavam por contar.

Com esta obra, a associação e o corpo de Bombeiros de Alcabideche pretende eternizar a sua história e as suas gentes.


Situados no interior do concelho de Cascais, os Bombeiros Voluntários de Alcabideche servem uma população de mais de 52 mil habitantes, numa área de 39,7 Km2, a que corresponde a freguesia de Alcabideche.

Com uma área de atuação diversificada, que abrange ainda uma importante mancha florestal, integrada no Parque Natural Sintra - Cascais, alguns dos principais eixos rodoviários do concelho de Cascais, além de significativas estruturas comerciais e industriais, os Bombeiros de Alcabideche registam uma média, anual, de 30 000 serviços, nas áreas do combate a incêndios, emergência pré-hospitalar, transporte de doentes e outros na área de proteção e socorro.


José Palha Gomes, comandante dos BV Alcabideche
Comandando por José Palha Gomes, tendo como 2.º comandante José Costa e Adjunto de Comando Miguel Jerónimo, o corpo de Bombeiros de Alcabideche conta, atualmente, com um corpo ativo de 180 efetivos, sendo que 29 são bombeiros profissionais, bem como com uma frota de 25 veículos de serviço de incêndios, saúde, socorro e assistência e de apoio.

Já a Associação, liderada por José Filipe Ribeiro na presidência da direção executiva, Isabel Magalhães no Assembleia Geral e Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais no Conselho Fiscal, desenvolve várias atividades desportivas destinadas aos associados e um centro clínico com várias especialidades.

O lançamento da obra é aberto ao público e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e com apresentação de António Sala.

Comentários

Mais procuradas

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem