MÁRIO CONTUMÉLIAS LANÇA POESIA "FORA DAS PANELINHAS"

Por Valdemar Pinheiro

05.04.2016


“Sobre Pequenas Coisas”, é a mais recente obra de poesia do reputado jornalista, escritor e poeta Mário Contumélias, que vai ser lançada no próximo dia 9, pelas 16h00, na Livraria Ferin, na Rua Nova do Almada, ao Chiado, em Lisboa.


 A poeta Isabel Mendes Ferreira fará a apresentação da obra, editada pela Poética Editora, de Virgínia do Carmo. Mário Contumélias promete ler alguns poemas e autografar esta sua obra.

“Lançar um livro de poesia, fora das “panelinhas“ e do circo mediático, é um acto de coragem. E, sobretudo, um ato de resistência cultural”, diz Contumélias, segundo o qual “apoiado na “Poética", garante que "resiste”.

E deixa um desafio: “Venham resistir comigo. Preciso do vosso apoio e gostava de aproveitar a oportunidade para rever velhos amigos”. 

Figura incontornável da cultura, Mário Contumélias nasceu a 3 de junho de 1948, em Setúbal. Iniciou-se como jornalista profissional em “O Século”, de onde transitou mais tarde para o Diário de Noticias (DN). Fez parte dos 24 jornalistas saneados, com os quais fundou o matutino “O Dia”. E, em 1979, “abraçou” um projeto editorial de sucesso: o “Correio da Manhã”.  Foi editor de politica e chefe de redação até 1989, dedicando-se depois ao ensino do jornalismo no Cenjor.

Contumélias, que chegou a ser presidente do Sindicato dos Jornalistas, durante anos conciliou o jornalismo com a escrita de canções. Escreveu para muitos conhecidos artistas portugueses e algumas das suas obras chegaram ao Festival da Canção da RTP, mas, indiscutivelmente, o seu maior sucesso foi cantado por Suzy Paula com “O Areias é um Camelo”, em 1982, que fez as delícias de pequenos e de graúdos.


Licenciado em Antropologia Social e doutorado em Sociologia da Cultura e da Comunicação, Mário Contumélias é autor de algumas dezenas de obras, entre as quais “Uma Mão Cheia de Histórias” (1985); “O Ofício das Coisas” (1986); “Contos da Gaivota Barriguda” (1987); “O Pai Natal Aprendiz” (1988); “Versinhos de Brincar” (1988); “Conversas à Quinta-Feira” (1991);  “Só as Emoções” (2008); “A Explicação do Sol” (2008); “Polícias à Portuguesa” (2008) e “Polícias à Portuguesa: Take 2” (2011).


Comentários

Mais procuradas

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem