"Casa das Pedras" na Parede classificada como Monumento de Interesse Público

Por Cascais24
                                                                                                                 (Foto 7mCascais.blogspot.com)

03.06.2016


A “Casa das Pedras”, na Parede, foi classificada como Monumento de Interesse Público, de acordo com um despacho do ministro da Cultura, publicado esta sexta-feira em “Diário da República”. O mesmo despacho fixa a respetiva Zona Especial de Proteção.

A “Casa das Pedras” foi projetada  pelo  arquiteto  italiano Nicola  Bigaglia,  nos  primeiros  anos  do  século  XX para  o  genro  da  Condessa d’Edla. 

A propriedade, que se estende diante do mar, sobre a Praia  das  Avencas,  é  constituída  pela  habitação  principal,  por  uma  pequena moradia destinada aos caseiros e pelo jardim, enquadrado por uma  pequena  mata,  elementos  naturais  que  muito  contribuem  para  a  identidade do conjunto.

A casa, acastelada e inteiramente revestida com calhaus marítimos, é evocadora de cenários medievais e plena da fantasia tardo -romântica típica da época. O cenário dos terrenos que se espraiam sobre as arribas da Parede, ao mesmo tempo agreste e grandioso, conjuga -se com as opções estéticas de Bigaglia, que soube criar uma sucessão de corpos articulados com distintas  volumetrias,  varandas  e  alpendres.  O resultado  final  é uma arquitetura orgânica, onde a casa, semioculta, se revela através dos numerosos vãos abertos na mole de pedra, que lhe aligeiram a robustez.

A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração a implantação isolada do imóvel, incluindo o jardim e mata, rodeados por um enquadramento de valor arquitetónico e natural/paisagista, bem como o equilíbrio entre os ónus criados  e  a  necessidade  de  salvaguardar  o  imóvel no seu contexto.

A sua fixação visa preservar a envolvente próxima da moradia, tanto natural como construída, garantindo as perspetivas de contemplação e os pontos de vista que constituem a respetiva bacia visual.

A "Casa das Pedras" situa-se na Rua Dr. Camilo Dionísio Álvares e na Avenida Marginal, na União das Freguesias de Carcavelos e Parede.
                                                                                     (Foto Alexandre Bordalo e Paulo Petronilho)


No roteiro fantasmagórico de Cascais

À semelhança de muitas outras, existentes no concelho de Cascais, sobretudo ao longo do litoral, a “Casa das Pedras” chegou a fazer parte de um chamado roteiro fantasmagórico, num trabalho publicado em dezembro de 2013 pela revista "Activa". 

“Por vezes, a arquitetura de uma casa pode ser tão sugestiva que esta passa a entrar nos circuitos das casas assombradas, mesmo sem histórias de assombração a assinalar. Foi o que aconteceu com a 'casa das pedras', na Parede, uma construção em estilo medieval mandada edificar pelo capitão Manuel Azevedo Gomes no início do século. Os seixos e rochas que cobrem as paredes são simplesmente uma manifestação da sua paixão pelo mar, mas o ar misterioso da vivenda continua a tocar o imaginário popular”, escreveu, então Bárbara Bettencourt.

Comentários

  1. Muito bonita esta casa .Sempre que passo na marginal e vejo a casa gostava de fazer dela um lugar de visita ou um lugar para os apaixonados.E o que me vem a ideia.

    ResponderEliminar
  2. E a família Azevedo Gomes já não habita a casa?
    Há poucos anos ainda se mantinha na família!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mais procuradas

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem