"Era uma vez uma avó, três netas e um botão" - três excelentes histórias de Mário Contumélias para o Natal




Por Redação CASCAIS24

09.12.2016
"Era uma vez uma avó, três netas e um botão", é a mais recente obra de Mário Contumélias e cuja sessão de lançamento está agendada para o próximo domingo, pelas 16h00, na livraria “Pó dos Livros”, na avenida Duque d`Ávila, 58ª, em Lisboa.

O livro reúne três belas histórias: um conto sobre o quotidiano das relações avós/netos; uma história de Natal e, finalmente, a história de uma lagarta e de um pêssego.

Este “Era uma vez uma avó, três netas e um botão” é o trigésimo livro de Mário Contumélias, que é autor de obras distribuídas pelas áreas de Poesia, Literatura Infantil, Romance, Jornalismo Cívico e Sociologia.

Mário Contumélias, que nasceu em Setúbal, mas que vive em Lisboa desde os seus 14 anos, é licenciado em Antropologia e doutorado em Sociologia, tem sido professor universitário e investigador científico-social, com vários artigos publicados. Foi também jornalista; chefiou Redações e, durante duas décadas, coordenou o Curso de Formação Geral em Jornalismo do Cenjor. Empresário e gestor, foi consultor de comunicação de instituições portuguesas e internacionais. 


Mário Contumélias começou a sua escrita para crianças e jovens pela canção. Em 1981 publicou, como autor da letra, o LP “Visitas”, cantado por Suzy Paula. Um ano depois, editou o “O Areias”, na voz da mesma cantora- dois sucessos retumbantes, que têm acompanhado gerações de crianças e de que, ainda hoje, se continuam a editar diferentes versões.

A partir de 1983 publicou o primeiro livro de contos para o público infanto-juvenil, “O Pastor de Vulcões”.

“Era uma vez uma avó, três netas e um botão” é o seu 14º livro destinado aos mais jovens.

A sua obra, parte dela constante do Plano Nacional de Leitura, é estudada em agrupamentos escolares e colégios, com cujos alunos contata em visitas regulares, há muitos anos. Os seus livros também são alvo de leituras encenadas para os mais pequenos, por iniciativa de muitas bibliotecas espalhadas pelo País. Está também representado em selectas literárias do ensino oficial.

Atualmente, dedica-se quase em exclusivo à escrita, embora se afirme “aberto a novos desafios profissionais”. Tem em preparação três obras – “Um dia de cada vez (68 poemas sobre o caminho e uma notícia solta)”, cuja publicação se anuncia para Setembro do próximo ano, na POETICA; “A madrugada do galo cego” (novela) e “A menina da floresta” (infantil).


Livros de Mário Contumélias recomendados no PLANO NACIONAL DE LEITURA
O Pai Natal Que Veio do Espaço” (2005).
Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos -
Plano Nacional de Leitura
Os Três na Toca do Lobo” (2006).
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma - Plano Nacional de Leitura.
A Princesinha Corajosa” (2006).
Livro recomendado para o 1º ano - Plano Nacional de Leitura
Era uma Vez o Natal…” (2010)
Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos -
Plano Nacional de Leitura poética.

Noticias relacionadas 

Mário Contumélias lança poesia "Fora das Panelinhas" 

Comentários

Mais procuradas

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem